Banho
Turco


O Banho Turco é semelhante à sauna, mas com características mais húmidas É uma excelente forma de reduzir o stress e acalmar o corpo. Esta é um zona de excelência, pois estimula os sentidos, relaxando o corpo e mente.

Para além dos vários benefícios na saúde e bem-estar, o Banho turco tem antes de mais uma componente lúdica de sã convívio entre os seus participantes;

O Banho turco ajuda a eliminar toxinas, renova o aspecto da pele, reduz o nível de stress. Esses são alguns dos muitos benefícios que o Banho turco oferecem aos seus utilizadores.

O Banho turco é muitas vezes confundido com a Sauna, mas na verdade são práticas diferentes. Ao contrário da sauna que se realiza em atmosfera seca, o banho turco consiste em permanecer numa atmosfera saturada de vapor de água (99% de humidade), a uma temperatura entre os 40 e 50 graus. São também utilizadas folhas de eucalipto na realização dos vapores.

Esta prática descende das termas conhecidas da Antiguidade. Julga-se, que os antigos médicos recorriam a esta técnica para hidratar o corpo, desobstruir os poros e as vias respiratórias dos mercadores otomanos, após estes terem percorrido longas distâncias no deserto.

Assim, surgiram as primeiras termas, construídas em mármore onde, em enormes recipientes de barro, se fervia água com folhas de eucalipto. Esta terapia ganhou importância e espalhou-se pelas civilizações arménia, árabe, grega e romana, tornando-se conhecida na Europa apenas no século XVII.

Actualmente, a maior parte das instalações de ginásios, piscinas e SPA possui cabinas de sauna e de banho turco e os benefícios que a sudação promove são entre outros, o relaxamento muscular, a activação da circulação e o alívio do stress.

Durante o tempo frio estas técnicas podem ajudar a aliviar as constipações, ao facilitar o descongestionamento das vias respiratórias. Para além de ajudarem a desintoxicar o organismo através da eliminação de impurezas, hidratam a pele e promovem a desobstrução dos poros, optimizando, consequentemente a absorção de cremes cosméticos.

Antes de iniciar a sessão (sauna ou banho turco) deve tomar um duche com água tépida para ajudar a abrir os poros. Aconselham-se sessões de 15 minutos, seguidos de um duche frio e mais 15 minutos de calor. Ao sair, é recomendável um período de descanso e a ingestão de muita água, para repor os líquidos eliminados. Não deve prolongar as sessões nem a temperatura para além do aconselhável, pois tal é arriscado e não proporciona os benefícios habituais.


Na verdade os benefícios terapêuticos do Banho turno são em quase tudo semelhantes aos da Sauna:

Ajuda nos sintomas de fibromialgia;

Ajuda a combater a hipertensão;

Melhora a resistência física;

Melhora e reduz efeitos de resfriado;

Limpeza de pele e desintoxicação dos poros;

Desintoxicação geral do organismo;

Melhora e reforça todo o sistema imunológico.