Sauna
seca


Para lhe proporcionar um efeito de corpo relaxado dispomos de uma sauna, onde pode desfrutar de uma experiência fantástica, no fim tome um duche de água fria revitalizando corpo e mente.

Para além dos vários benefícios na saúde e bem-estar, a Sauna tem antes de mais uma componente lúdica de sã convívio entre os seus participantes;

A sauna ajuda a eliminar toxinas, renova o aspecto da pele, reduz o nível de stress. Esses são alguns dos muitos benefícios que a sauna oferecem aos seus utilizadores.

As suas verdadeiras origens remontam ao Egipto há cerca de 4.000 A.C. (primeiros registos históricos da sauna) já na altura se sabia que esta prática poderia trazer melhoras para a saúde.

Apesar de não ter sido inventada pelos finlandeses, a sauna é um elemento essencial na cultura do país. Tanto que o nome é originado da língua finlandesa (a pronúncia é “souna”) e é também conhecido em todo o mundo como "banho finlandês", neste país existem cerca de 2 milhões de saunas para 5,2 milhões de habitantes e a prática de saunas é habitual na Escandinávia, onde a temperatura no interior pode chegar a 100 °C e a nudez é natural e quase obrigatória.

A paixão nacional finlandesa é mais que um lugar para relaxar, o calor que provoca suor também é pensado para melhorar muitos problemas de saúde como:

Alívio de dores de coluna, o aumento da circulação sanguínea, hidratação da pele e desobstrução dos poros, combate ao stress e à hipertensão. Além disso reduz a fadiga, relaxa a musculatura, limpa e desobstruí as vias respiratórias, desintoxica e expulsa as impurezas do organismo e combate doenças do sistema respiratório.


Alguns estudos académicos comprovaram que a Sauna tem os seguintes benefícios terapêuticos:
  • Ajuda nos sintomas de fibromialgia;
  • Ajuda a combater a hipertensão;
  • Melhora a resistência física;
  • Melhora e reduz efeitos de resfriado;
  • Limpeza de pele e desintoxicação dos poros;
  • Desintoxicação geral do organismo;
  • Melhora e reforça todo o sistema imunológico.
Tradicional banho de água fria para depois da sauna!

Como fazer uma sauna saudável


O tempo apropriado para se ficar em uma sauna é entre 15 a 30 minutos, mas caso você sinta que está muito quente ou desconfortável, fique menos. É melhor entrar e sair, tendo intervalos com temperaturas mais baixas, do que assar na sauna por muito tempo.

Tenha o tempo na sauna como uma prática gradual, assim como o exercício físico. No início, faça sessões de 10 minutos no máximo, aumente esse período com o passar do tempo, chegando até 30 minutos.

Finalize com um duche de água fria. O contraste térmico provocado é o que causa o real benefício da sauna: ele ajuda a tensionar a pele, músculos e vasos sanguíneos, além de fechar os poros. Isso tonifica todo o corpo, revigora e evita a flacidez.

Após o referido duche de água fria, vai sentir-se cansado, faça um relax e deite-se numa espreguiçadeira ou algo parecido durante uns bons minutos até se recompor; de seguida repita o processo se desejar.

Tenha cuidado também com o consumo de água durante e depois da sauna. É importante repor os líquidos perdidos com o suor!